top of page

SAÚDE CRIANÇA

"Após conviver como médica, em um hospital público no Rio de Janeiro, com centenas de crianças capturadas em um círculo vicioso de miséria, doença, internação, reinternação e morte, entendi que, infelizmente, o nosso trabalho no hospital tinha seus limites. Criamos uma Organização que trabalha com a família, sob o ponto de vista biopsicossocial, não para substituir o Estado, mas para complementar o ato médico, dando maior sentido às suas ações. Para quebrar esse círculo vicioso, o Saúde Criança mudou na prática o paradigma da saúde, executando junto às famílias intervenções mais abrangentes, integradas em cinco áreas: saúde, educação, renda, cidadania e moradia, promovendo assim o desenvolvimento humano." Vera Cordeiro, fundadora e presidente do Conselho de Administração da Associação Saúde Criança

A Associação Saúde Criança (ASC) foi fundada em 1991 pela Dra. Vera Cordeiro, médica e clínica geral, com especialização em Psicossomática, que trabalhou por 20 anos no Hospital da Lagoa.

Ao atender os pacientes na pediatria do hospital, Dra. Vera percebeu que o ato médico não se completava. Conseguia tratar a doença, mas as crianças voltavam para casas insalubres, com pais muitas vezes desempregados, sem condições de dar os cuidados adequados após a alta hospitalar. Estava diante de um círculo vicioso: miséria, internação, alta, reinternação e muitas vezes morte.

A frustração diária a levou a criar um movimento dentro do hospital e junto à sociedade civil para fundar, em 25 de outubro de 1991, a Associação Saúde Criança que aborda a real causa de muitas das doenças tratadas em hospitais públicos: a miséria.

Ouvindo famílias que viviam em situação de extrema vulnerabilidade com crianças internadas, criou junto com voluntários, profissionais de saúde e instituições nacionais e internacionais, ao longo dos anos, uma metodologia social, pioneira e revolucionária.

Em 2010, a Instituição tornou-se franquia social. Atualmente, a franquia tem nove unidades franqueadas no Brasil.

Desde 2000, O Saúde Criança mantém uma representação em Nova York, nos Estados Unidos, chamada Brazil Child Health. Este escritório possui o registro 501(c) (3), e um status de isenção de taxas que aumenta o poder de arrecadação da instituição através de doadores internacionais.

visite o site do

PRÊMIOS

bottom of page