top of page

VOLUNTARIE-SE HOJE

"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana" Franz Kafka

É muito fácil participar como voluntária do SC Responder

Escolha a atividade que melhor se enquadra ao seu perfil - Veja abaixo as formas de ajudar

ATENDIMENTO

Atendimento Familiar na SC RESPONDER se dá em nossa sede, localizada na Rua Marquês de São Vicente, 477 - Gávea -  Telefone: 21 2512.1123.

 

Uma criança pode ser internada por diversas razões, porém a causa da internação, a dificuldade de recuperação, o agravamento da doença e as sucessivas re-internações que podem até levar à morte têm por vezes um forte componente social.

É em situações assim que entramos em ação, visando interromper o ciclo vicioso acima descrito. A proteção da criança (tanto a doente, quanto seus irmãos) depende,entretanto, da transformação da qualidade de vida de suas famílias e nós procuramos atingir este propósito através de um plano de ação sob medida, nas áreas de saúde, profissionalização/renda, moradia, educação e cidadania. 

E contamos com nossas voluntárias para, junto com a  assistente social e a equipe (voluntária) de psicólogas selecionar as famílias, definir um Plano de Ação, auxiliar a família na execução deste Plano, suas revisões periódicas, até o momento da alta, momento em que a família reuniu condições mínimas para andar pelas próprias pernas e assumir melhor suas responsabilidades para com seus filhos.

 

Agora que sabe mais um pouco sobre o Atendimento Familiar, se desejar ser voluntário do Atendimento, por favor, entre em contato conosco.

OPERACIONAL

Na Responder a maioria das tarefas operacionais podem ser feitas na casa do próprio voluntário, em seu computador. Eventualmente poderão ser agendadas reuniões para trabalho em grupo ou participação em eventos.

São muitas as atividades possíveis e listamos abaixo algumas delas, onde sua ajuda seria muito bem-vinda.

 

 Na área da captação de recursos:

  • Conquista de novos sócios e madrinhas; 

  • Captação de doações junto a pessoas físicas ou jurídicas;

  • Promoção de eventos para arrecadação de fundos;

  • Busca de patrocinadores para eventos ou projetos especiais;

  • Organização ou participação em bazares. 

  • Na área da comunicação/marketing:

  • Elaboração de informativo bimestral para sócios e demais apoiadores;

  • Elaboração de relatórios trimestrais para madrinhas;

  • Preparação ou administração de campanhas como: de apadrinhamento de crianças, de Natal, do agasalho, de volta às aulas, de Páscoa, de ampliação do quadro social, de conquista de novos voluntários... 

 

Na área administrativa:

  • Elaboração de estatísticas de desempenho e de resultados; 

  • Alimentação de banco de dados; 

  • Tomada de preços e procura de fornecedores de melhor qualidade  e custo... 

 

Na área técnica/profissional:

  • Apoio jurídico aos assistidos para a conquista de seus direitos; 

  • Apoio técnico em obras de melhoria das casas dos assistidos; 

  • Realização de palestras e cursos que contribuam para a melhoria da saúde, da vida ou da renda das famílias assistidas...

Se você gostaria de ajudar desempenhando qualquer das atividades acima ou gostaria de sugerir uma outra, por favor, entre em contato conosco.

Compromisso:

Escolha a atividade que melhor se enquadre ao seu perfil. Com base nisto e na dinâmica própria da SC Responder será estabelecido seu plano de trabalho.

 

Tempo:

O voluntário decide quantos dias por mês quer dedicar ao trabalho voluntário, estabelecendo o horário que lhe for mais conveniente.

No caso da Recreação nos Hospitais o voluntário escolhe uma tarde por semana (duração de 2 horas) e este passa a ser seu horário fixo. Os dias e horários de recreação variam de um hospital para o outro.

Quando desejar, o compromisso de voluntariado cessará imediatamente.

 

Treinamento:

Na fase inicial de treinamento o voluntário será acompanhado e apoiado por outros mais experientes.

RECREACÃO

A hospitalização pode gerar sofrimento e angústias que fragilizam e até podem dificultar o processo de tratamento das crianças. Os sentimentos de solidão de ruptura com a vida exterior, o medo da dor, a perda da independência e da autonomia e o afastamento de seu mundo: a família, a escola e os amigos, são elementos que podem tornar a vida no hospital triste e tensa.   

 

Uma das formas de minimizar o sofrimento é tornar o ambiente hospitalar mais amigável, é levar-lhe vida, é proporcionar experiências diferentes à criança e à família acompanhante.

Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança, mesmo quando doente; e os momentos de quebra da rotina hospitalar, que leve a criança a esquecer o local onde está e a faça sentir bem-estar e satisfação, é primordial. 

Além disso, o voluntário-recreador, presente no hospital, é o primeiro contato das nossas instituições com crianças e famílias que poderão vir a ser integradas em nossos programas de Atendimento (Reestruturação Familiar). A recreação é, portanto, um auxílio na pré-seleção das famílias a serem assistidas.

 

As Atividades de recreação na Responder são realizadas no espaço próprio existente na pediatria dos Hospitais Municipal Miguel Couto (HMMC) e Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC).

Nos hospitais há crianças e adolescentes. Em alguns casos as internações são demoradas, em outros são mais breves. Tudo isso condiciona o tipo de atividade desenvolvida.

 

Agora que sabe mais um pouco sobre a recreação, fale  saiba como realizamos nosso trabalho e qual a melhor maneira de poder ajudar.

"Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas." (Eduardo Galeano)

bottom of page